Chilenos desenvolvem maçãs mais nutritivas com genética
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

Chilenos desenvolvem maçãs mais nutritivas com genética

"Ter um produto mais saudável e atraente permitiria consolidar a oferta de nosso país"
Por: -Leonardo Gottems

A maçã é uma grande fonte de fibras e hidratação graças ao fato de ser composta em grande parte por água, vitamina C, e também por conter muito poucas calorias. Essas são algumas das características que posicionam essa fruta como uma das mais consumidas no mundo. 

 Por isso, Biofrutales, um consórcio tecnológico de 13 entidades vinculadas à área frutícola nacional que inclui empresas e instituições de Ensino Superior como a Universidade do Chile, junto com a acadêmica e pesquisadora da Faculdade de Ciências,  Claudia Stange ,  trabalham a partir de o 2018 em um projeto de desenvolvimento de uma nova variedade de maçã com selo nacional adaptada ao clima local e também mais nutritiva para quem a consome. 

O professor Stange comentou que o objetivo é gerar uma maçã diferente das comercializadas atualmente, e que se caracterize por conter um maior teor de carotenóides, pigmentos orgânicos precursores únicos da vitamina A em humanos.  

Os carotenóides são amplamente distribuídos na natureza, conferindo coloração amarela, laranja e vermelha a frutas e vegetais como a cenoura, e por serem antioxidantes auxiliam na prevenção do envelhecimento e de diversas doenças , além de serem precursores da vitamina A. 

“Os mamíferos não conseguem sintetizar essa vitamina, que entre suas diferentes funções nos permite ter uma boa visão, contribui para o desenvolvimento embrionário, dos nossos ossos, entre outras funções, por isso é muito importante incorporá-la na nossa alimentação”, frisou o acadêmico. 

Ter um produto mais saudável e atraente permitiria consolidar a oferta de nosso país, que hoje é o quinto maior exportador mundial, em um momento em que a deficiência de vitamina A atinge 100 milhões de crianças, causando-lhes baixa resistência ao sarampo, problemas respiratórios, diarreias noturnas ou cegueira total, entre outras condições. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink