CI

China ameaça grandes tarifas na cevada australiana

"O governo australiano está profundamente preocupado"


Foto: Fernando Dias/Seapdr

A China ameaça grandes tarifas sobre as importações australianas de cevada, à medida que as tensões aumentam entre os dois países, enquanto a Austrália busca uma investigação sobre as origens da pandemia de coronavírus (COVID-19), de acordo com um relatório da Reuters em 11 de maio. A China é de longe o maior importador de cevada australiana, recebendo mais da metade das exportações do país entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões por ano. 

"O governo australiano está profundamente preocupado com os relatórios de que direitos injustificados podem ser cobrados sobre as importações australianas de cevada para a China", disse Simon Birmingham, ministro do Comércio da Austrália. 

A China, que lançou uma sonda antidumping sobre as importações de cevada australiana em 2018, prorrogou a investigação por seis meses em novembro de 2019. A conclusão está prevista para 19 de maio. 

Andrew Weidemann, presidente da Grain Producers Australia, disse à Reuters que os produtores australianos de grãos foram informados pelo Ministério do Comércio da China (MOFCOM) de que está considerando impor uma margem de dumping de até 73,6% e uma margem de subsídio de até 6,9% para a cevada, importado da Austrália.  "A China alegou que danificamos materialmente sua indústria de cevada. Ficaríamos extremamente decepcionados se isso fosse politicamente motivado”, indica. 

Em uma entrevista coletiva em Canberra, Birmingham disse que o governo australiano espera provar nos próximos dias que os agricultores e produtores de cevada australianos “não recebem subsídios e não despejam seus produtos no mercado externo. Mas se o caso fosse contra eles, reservamo-nos absolutamente o direito de seguir todas as outras vias, inclusive através da OMC (Organização Mundial do Comércio)”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.