CI

China busca diminuir diferenças urbano/rurais, diz professor

"Se pudermos realmente avançar na direção certa, seremos uma grande nação”


O próximo passo da China na implantação do seu programa de reforma e abertura é diminuir as diferenças sociais e econômicas que existem em relação às grandes metrópoles e o meio rural do país. De acordo com, Liu Baocheng, professor da Universidade de Negócios Internacionais e Economia, em entrevista à CGTN, a ideia é criar um plano de desenvolvimento uniforme em toda a China. 

"O princípio número um é que as pessoas terão de ser distribuídas igualmente, deve haver menos diferenciação entre as pessoas urbanas e rurais, e entre empresas estatais, privadas e estrangeiras.”, comenta dizendo que essa é a base da política chinesa atual. 

Além disso, o professor citou que a China vem trabalhando no caminho e com os parceiros certos nos últimos anos. Segundo ele, a ideia de integração entre os mais desenvolvidos e os menos abastados colaborou para o desenvolvimento da economia e uma maior igualdade entre os próprios chineses. 

“Os chineses são trabalhadores e muito pragmáticos. Quando têm esperança, podem trabalhar durante anos nas cidades para obter uma renda melhor para suas famílias.Trabalhando com países desenvolvidos e subdesenvolvidos, somos capazes de participar da cadeia de valor global. Estamos lá para contribuir e, enquanto isso, nos beneficiamos bastante”, afirma. 

Tudo isso porque ele acredita que a China está passando por um momento muito difícil que requer mais sabedoria, reengenharia e uma nova arquitetura para seguir em frente. Nesse sentido, investir em políticas anticorrupção também está na lista das autoridades. 

“Só quando tivermos um governo limpo e amigável, poderemos ter uma vida melhor e nos envolver melhor com o resto do mundo. Se pudermos realmente avançar na direção certa, seremos uma grande nação”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.