CI

China embarga frango da Turquia; Hong Kong libera o da Alemanha

depois de a Turquia ter detectado um caso de Influenza Aviária a China decidiu declarar embargo a todos os produtos avícolas do país


Duas semanas depois de a Turquia ter detectado (e, supostamente, controlado) um caso de Influenza Aviária no noroeste do país, a China decidiu declarar embargo a todos os produtos avícolas de origem turca, “visando a prevenir a disseminação da doença em território chinês”, informa a imprensa local, citando como fonte da informação o Ministério da Agricultura chinês.

O caso de IA turco – que levantou preocupações na vizinha Grécia e em toda a União Européia – foi notificado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 18 de março. Mas só nesta semana as autoridades agrícolas da China baixaram medida proibindo o ingresso, no mercado chinês, de todos os produtos avícolas que deixaram a Turquia após a notificação oficial do caso. Assim, o que tiver data posterior a 18 de março será sumariamente devolvido ou, então, destruído.

Na direção oposta, o Centro de Segurança Alimentar de Hong Kong (CFS) anunciou nessa quinta (03-04) a reabertura dos processos de importação de carnes e demais produtos avícolas de origem alemã.

O Centro suspendeu as importações de produtos avícolas da Alemanha em julho do ano passado, assim que aquele país da União Européia confirmou a detecção de um caso de Influenza Aviária em uma granja avícola comercial.

A suspensão do embargo que perdurava há oito meses ocorre menos de uma semana depois de as autoridades sanitárias alemãs terem declarado o país livre da Influenza Aviária. Segundo o CFS, uma vez que as autoridades alemãs adotaram as medidas de controle pertinente e considerado o fato de que não foram registrados novos casos da doença no país, “decidimos reabrir os procedimentos objetivando a retomada da importação de produtos avícolas de origem alemã”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.