CI

China oferece isenção de compra de soja nos EUA

As ofertas de importação de soja dos EUA para a China estavam 15 ¢ por bushel abaixo das ofertas dos exportadores


A China ofereceu uma cota livre de tarifas para 10 milhões de toneladas de soja dos EUA aos processadores chineses e internacionais de soja, segundo informou a Agência Reuters, citando fontes diretamente envolvidas no setor.  Com isso, é possível notar o interesse da China em manter boas relações com os Estados Unidos, principalmente nas compras de produtos agrícolas, como a oleaginosa. 

Esperava-se que a renúncia criasse uma grande demanda por compras, mas os altos preços dos EUA diminuíram essas aquisições. Nesse sentido, os especialistas afirmam que deve existir um consenso entre os dois países para que esse sentido de troca e também de trégua da disputa comercial funcione normalmente. 

Fontes disseram à Reuters que as ofertas de importação de soja dos EUA para a China estavam 15 ¢ por bushel abaixo das ofertas dos exportadores, o que acabou por dificultar as atividades do mercado. Recentemente, compradores chineses estão comprando soja brasileira e o governo alertou os compradores para "estarem atentos ao cenário geral" em referência às negociações comerciais entre os EUA e a China, de acordo com outra fonte da Reuters. 

Os Estados Unidos e a China estão em uma disputa comercial em andamento desde que a China elevou as tarifas de importação em 25% sobre a soja dos Estados Unidos em julho de 2018 em retaliação aos direitos dos EUA sobre produtos chineses. Ambos os países continuaram trabalhando na resolução dos problemas comerciais em andamento. 

Os principais índices acionários da China terminaram praticamente estáveis nesta quinta-feira, com os investidores aguardando mais sinais de estímulo antes de importante reunião do Partido Comunista na próxima semana. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.