CI

China planeja produzir 40% mais soja em cinco anos

A produção de colza aumentará 29%


Foto: Leonardo Gottems

A China espera produzir 40% mais soja até o final de 2025, na tentativa de aumentar a autossuficiência na oleaginosa, informou a Reuters. O país estabeleceu uma meta de produção de 23 milhões de toneladas de soja, em comparação com a produção de 16,4 milhões de toneladas atualmente, de acordo com o 14º plano quinquenal de lavoura. 

A China depende do mercado global para 85% de sua soja e depende fortemente de alguns países para suas importações. Desde 2019, a China estabeleceu um plano para revitalizar a produção doméstica de soja, disse a Reuters. Mas a produção de soja caiu 16% em 2021, com alguns agricultores optando por plantar culturas mais lucrativas, como o milho. 

O plano de cinco anos diz que a China cultivará terras especificamente para o cultivo de soja, expandirá os programas de rotação soja-milho e se concentrará no aumento do rendimento da soja. Também expandirá o plantio e a produção de outras oleaginosas, como colza e amendoim, para atender à crescente demanda por óleo de cozinha e proteína alimentar. 

A produção de colza aumentará 29%, para 18 milhões de toneladas, enquanto a produção de amendoim aumentará de 17,99 milhões de toneladas para 19 milhões de toneladas. A China também espera produzir 215 milhões de toneladas de arroz, 140 milhões de toneladas de trigo e 277,5 milhões de toneladas de milho até 2025, ligeiramente acima dos níveis de produção em 2020. 

A China importou 58,393 milhões de toneladas de soja do Brasil de janeiro a outubro de 2021. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, o volume é 4% inferior ao comprado no mesmo período de 2020. O país é o maior comprador da oleaginosa brasileira. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.