China pode habilitar frigoríficos brasileiros

CARNE

China pode habilitar frigoríficos brasileiros

“O Mapa entende que as negociações com as autoridades chinesas devem ser iniciadas"
Por: -Leonardo Gottems
546 acessos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) afirmou que a autoridade aduaneira chinesa GACC está analisando os frigoríficos brasileiros que foram habilitados a exportar carne para a União Europeia. De acordo com a Pasta, isso faz parte do processo de negociação para autorizar novas plantas a exportar carnes ao país asiático. 

“É entendimento do Mapa que as negociações com as autoridades chinesas devem ser iniciadas atendendo-se ao pleito da GACC, isto é, que sejam incluídos apenas questionários de estabelecimentos que já estejam habilitados para a UE”, disse o ministério em comunicado na quinta-feira (02.05). 

Segundo a CarneTec Brasil, o Mapa informou que tinha preparado outras três listas de frigoríficos para entregar às autoridades chinesas. “A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), que representa pequenos e médios frigoríficos de carne bovina, questionou a exigência dos chineses e reclamou da estratégia de negociação do Mapa em comunicado enviado à imprensa”, indicou. 

Segunda a entidade, das 24 plantas incluídas na lista a ser apresentada prioritariamente, 16 são de grandes exportadores que já vendem para o mercado chinês, como JBS e Minerva. “Isso contraria frontalmente o discurso do governo de que democratizaria e criaria maiores oportunidades para empresas de médio porte exportarem para a China”, disse o presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar, em comunicado à imprensa. 

“O Mapa trabalha pensando no interesse nacional e não no de empresas específicas, sejam elas pequenas, médias ou grandes”, disse o ministério. “Entende, por fim, que todas as empresas que cumpram os requisitos sanitários serão objeto de negociação com autoridades chinesas com vista à eventual habilitação”, conclui. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink