CI

China poderá suavizar sua restrição à soja importada


A China poderá abrandar as restrições às importações de soja, depois que uma decisão de emitir menos licenças de importação, no mês passado, atrasou algumas remessas, gerando reclamações da parte dos compradores chineses, revelou ontem o governo do país.

O governo está alterando a política para proporcionar maior estabilidade aos preços internos da oleaginosa, segundo o Centro de Informações Nacional Chinês de Grãos e Óleos, órgão filiado ao Departamento Estatal de Grãos, num relatório. Breve deverá ser divulgada uma política menos rígida.

O departamento de controle de qualidade da China puniu em maio importadores de soja que não seguiram as normas, o que desacelerou a escalada da oferta vinda do exterior, que ameaçava deprimir os preços dos produtores locais, disseram operadores de comércio externo.

A China, a maior importadora mundial de soja, emitiu licenças para importação de 10 milhões de toneladas para o período de dezembro a maio, 3 milhões de toneladas menos que o autorizado em 2002, segundo relatório do Centro de Informações Nacional Chinês de Grãos e Óleos divulgado sexta-feira.

O mais graduado negociador norte-americano na área de agricultura, Allen Johnson, manteve conversações com altos funcionários do Ministério de Comércio de Pequim, na tentativa de eliminar os obstáculos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.