CI

China quer ampliar para US$ 20 bilhões negócios com o RS


A China confirmou o interesse de ampliar para US$ 20 bilhões seus negócios com o Rio Grande do Sul, nos próximos 10 anos. A informação foi divulgada pelo presidente da Emater/RS, Caio Rocha, após o encontro do diretor da Chinatex no Brasil, Henrique Xia, com representantes do agronegócio gaúcho, em Porto Alegre.

Rocha anunciou que o diretor da Chinatex confirmou a instalação de um escritório no Estado e, para os representantes do setor de soja, revelou que há interesse da China em comprar a oleaginosa. O diretor da Associação dos Cerealistas do Estado (Acergs), Airton Gilmar Roos, acredita que será possível fechar os primeiros contratos ainda em 2005. "Em relação à carne suína, Henrique Xia lembrou que tudo dependerá de acordos em torno da quarentena, sistema que recebe avaliação final do próprio governo", explicou Caio Rocha.

Na área de laticínios, Xia revelou que o leite em pó e a manteiga são os dois principais produtos que mais interessam. O secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados, Jones Raguzoni, disse que o leite em pó é o principal atrativo para os chineses, que gostaram do padrão da produção e das raças que compõem o rebanho gaúcho. Ele lembrou que o estado apresenta uma produção diária de 120 toneladas do produto.

O encontro, promovido pelo presidente da Comissão da Agricultura da Assembléia Legislativa gaúcha, deputado Jerônimo Göergen, contou ainda com a presença de representantes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e empresários do segmento de pedras preciosas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.