CI

China suspende frango da França

Medida se deve à gripe aviária que se alastra pelo país


Foto: Divulgação

A Administração Geral de Alfândegas da China anunciou que suspendeu importações de frangos da França a partir de 5 janeiro. O país tem casos de gripe aviária h5N8, considerada altamente contagiosa. A medida chinesa visa proteger o setor de criação animal do país.

A França vive um surto da doença. Até 1º de janeiro, haviam sido identificados na França 61 focos de gripe aviária, incluindo 48 na região de Landes, no sudoeste, onde há um grande número de criadouros de gansos e patos usados para a produção de foie gras. Nesta semana 200 mil patos foram sacrificados e outros 400 mil devem ter o mesmo destino.

A China também já havia vetado importações de frango da Irlanda em dezembro. Por causa do surto milhares de galinhas foram abatidas e os irlandeses precisaram importar ovos, uma vez que, a produção caiu 15%. O surto de gripe aviária ocorreu no condado de Monaghan, local da principal fonte de de ovos na Irlanda. Na Irlanda do Norte sete aves selvagens apresentaram a forma mais grave da doença em dezembro e desde então criadores não podem manter as aves soltas e devem seguir estritas medidas de biossegurança.

Nesta semana a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) notificou 50 casos da doença na Alemanha em fazendas de galinhas, patos, gansos e codornas das regiões Brandenburgo e Schenkendöberne Spree-Neibe. Além dos casos reportados na Alemanha, a OIE já confirmou surto de gripe aviária na Arábia Saudita, Vietnã, Israel, Ucrânia, República Checa, África do Sul, Romênia, Polônia, Índia, Eslováquia, Hungria e China.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.