China vai comprar quantidade recorde de soja dos EUA
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Divulgação

MUNDO

China vai comprar quantidade recorde de soja dos EUA

Se realizado, representaria uma reviravolta impressionante
Por: -Leonardo Gottems
550 acessos

Atraída por preços mais baixos, a China deve comprar uma quantidade recorde de soja dos Estados Unidos neste ano que cumpriria sua promessa na fase um do acordo comercial firmado pelos dois países em janeiro, informou a Bloomberg. As fontes disseram à Bloomberg que a China provavelmente compraria quase 40 milhões de toneladas dos Estados Unidos em 2020, cerca de 25% a mais do que quando a guerra comercial entre os dois países começou em julho de 2017 e 10% a mais do que o recorde estabelecido em 2016. 

Se realizado, representaria uma reviravolta impressionante em meio a tensões crescentes entre os dois países sobre o comércio, as origens do coronavírus (COVID-19) e o desejo de Hong Kong de operar independentemente da China como democracia. A China, o maior consumidor mundial de soja, geralmente depende fortemente das importações dos Estados Unidos durante os últimos quatro meses do ano. 

O Brasil, que se tornou o maior fornecedor da safra da China durante a disputa comercial, despachou um volume recorde de soja para a China este ano. Mas, como sua safra é colhida no início do ano, a maior parte da soja destinada à exportação já foi enviada. Dan Friederichs, analista sênior do StoneX Group Inc. em Xangai, disse à Bloomberg que chegar à marca de 40 milhões de toneladas não será fácil. 

“Acho que é muito difícil chegar a 40 milhões em matemática”, disse ele. “O pico de carregamentos mensais durante o outono normalmente atingiu o máximo em cerca de 7,5 milhões a 8 milhões de toneladas por mês dos Estados Unidos à China. Acho que 35 milhões de toneladas é provavelmente mais razoável”, concluiu. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink