CI

China vai dobrar importações de soja


A importação de soja pela China neste ano agrícola, que se encerra em 30 de setembro, pode subir até 92%, em razão do aumento na demanda das empresas que processam os grãos para produzir óleo de cozinha e ração animal para aves e suínos, segundo informações do governo chinês.

A China pode importar 20 milhões de toneladas no atual ano agrícola, em relação às 10,4 milhões de toneladas de soja adquiridas no mesmo período do ano passado, segundo informações divulgadas pelo Centro Nacional de Informações de Grãos e Oleaginosas, um órgão ligado à Administração Estatal de Grãos.

Indústria processadora

A demanda das processadoras do grãos chinesas deve aumentar para 26 milhões de toneladas no ano agrícola que se encerra no dia 30 de setembro, de acordo com o órgão, sem fornecer números anteriores para comparação.

A procura aumenta porque o governo chinês pretende reduzir a importação de produtos processados de soja, mais caros, e encorajar os processadores locais a comprar e esmagar mais grãos.

O país asiático é atualmente o maior comprador mundial de soja. O centro chinês elevou a sua previsão, feita no mês de junho, quando estimava importações de 18,5 milhões de toneladas de soja e aumento na demanda das processadoras de 28%, para 25 milhões de toneladas, no ano que se encerra em 30 de setembro.

A importação de janeiro a dezembro dever aumentar 68%, para 19 milhões de toneladas, de acordo com o centro. Brasil e EUA são os maiores fornecedores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.