CI

China vai importar 350 mil toneladas de soja transgênica do RS


O Rio Grande do Sul está por embarcar 350 mil toneladas de soja para a China no próximo dia 20. A remessa que sairá do Porto de Rio Grande, conforme o presidente do complexo portuário Termasa/Tergasa, Caio Vianna, faz parte do primeiro lote comprado pelo grupo estatal chinês Chinatex no ano passado. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (08-04) no Palácio Piratini, em encontro entre o governador Germano Rigotto, o presidente e executivos do grupo chinês e representantes do setor gaúcho.

"A Chinatex capitaliza nossas cooperativas, pois antecipa o pagamento da soja. Já adiantou R$ 50 milhões", informou Rigotto. A intenção, lembrou, é importar 2 milhões de toneladas. "Volume previsto a médio prazo. Este ano deverão ser embarcadas em torno de 700 mil toneladas", afirmou Vianna. Entre os motivos estão a estiagem e o alto preço da soja, ressaltou o dirigente.

O presidente da Chinatex, Zhao Boya, em sua primeira visita ao Estado, observou a qualidade da soja produzida entre os motivos da escolha pela soja gaúcha. O grupo, conforme o governador, ainda importa o grão dos Estados Unidos e da Argentina. Sobre investimento em unidade de industrialização no Rio Grande do Sul, "o presidente admitiu a possibilidade e disse que a relação com o RS está apenas começando e que é muito boa".

Hoje, os executivos chineses deverão conhecer plantações de soja e propriedades rurais que também trabalham com carne no RS. No domingo os chineses têm como destino o Uruguai. Na pauta encontro com o presidente daquele país, Jorge Batlle.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.