CI

China volta a comprar carne bovina do Brasil

“A expectativa da AgResource era que as exportações voltassem antes do Ano Novo Lunar na China"


Foto: Marcel Oliveira

Informações divulgadas pela AgResource Brasil indicam que a China voltou a comprar carne bovina desossada do Brasil depois de uma suspensão das importações. Os embarques brasileiros estavam suspensos desde 4 de setembro, quando foi confirmado dois casos de 'doença da vaca louca'. 

“A Administração Geral de Alfândegas da China (GAAC) informou nesta quarta-feira, 15, que o país vai permitir as importações de carne bovina desossada com menos de 30 meses do Brasil a partir de hoje”, comenta a consultoria. 

De acordo com a AgResource Brasil, a expectativa era de que as compras da carne brasileira poderiam voltar no período em que o consumo chinês é maior. “A expectativa da AgResource era que as exportações voltassem antes do Ano Novo Lunar na China, período em que o consumo do produto no país é maior. Com a liberação, a perspectiva é que as exportações aos chineses voltem a subir e colabore com o saldo da balança comercial brasileira”, completa. 

Segundo dados divulgados pela Blommberg, partir de outubro foi que os frigoríficos começaram a sentir o impacto do que era ficar sem acessar o mercado chinês. “Naquele mês, foram exportadas apenas 86,6 mil toneladas de carne bovina, o pior desempenho mensal desde 2018 e representou uma queda de 48% em comparação a outubro do ano passado. No mês passado, a tendência se manteve e os embarques somaram 89,7 mil toneladas, queda de 49% sobre o desempenho de novembro de 2020”, indica. 

“A retomada no comércio entre os dois países ocorre depois de muitos altos e baixos nas relações diplomáticas entre os dois países, informações desencontradas entre o Ministério da Agricultura e os frigoríficos brasileiros, descumprimento do embargo e até pedidos de reunião ignorados”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.