CI

Chinesa COFCO negocia compra da unidade de agronegócio da Noble, dizem fontes

Estrutura final do acordo está sendo discutida



KUALA LUMPUR/HONG KONG - A maior trading de grãos da China, a COFCO, está em negociações para comprar a divisão de agronegócios da Noble em um acordo que colocaria o valor da divisão em cerca de 1 bilhão de dólares, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.


A compra da unidade da Noble ajudaria a China a desenvolver uma poderosa trading de grãos, uma instituição que falta ao país. A trading chinesa Unipec já é uma das maiores compradoras de petróleo bruto do mundo.

A COFCO , que semana passada acertou a compra de uma fatia de 51 por cento na trading holandesa de grãos Nidera, está conduzindo uma avaliação de ativos na unidade da Noble, disseram as fontes que não quiseram ser nomeadas, pois o assunto ainda não é público.


O estágio exato em que as negociações estão ainda não é claro, disseram as fontes, avisando que um acordo sobre a unidade que comercializa e processa grãos pode ou não se concretizar. A estrutura final do acordo está sendo discutida.

A Noble disse em um comunicado que estava atualmente engajada em discussões com um consórcio sobre uma potencial joint venture acerca de sua unidade de agricultura, mas nenhum acordo vinculante foi fechado até o momento.

O comunicado da Noble não identificou a COFCO, que tem apoio estatal na China, como parte do consórcio.

As operações de grãos e óleos da Noble são focadas na América do Sul, Europa e Ásia.

Um porta-voz da COFCO disse que não estava ciente de discussões com a Noble.

O acordo da semana passada sobre a Nidera deu ao país mais populoso do mundo acesso direto a grãos e oleaginosas da América do Sul.

"A segurança de alimentos é uma prioridade para a China e veremos a COFCO perseguir mais aquisições de modo agressivo", disse uma pessoa familiarizada com a estratégia da companhia.
 
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.