CI

Chuva abundante deve elevar safra de grãos

A umidade do solo é um sinal positivo para a soja, o milho, o algodão e outros grãos que serão plantados a partir de setembro e colhidos de fevereiro em diante


A previsão de um volume de chuvas acima da média para a região Centro-Sul do Brasil até outubro deverá contribuir para aumentar a safra de grãos do ano que vem, disse Airton Camargo, diretor de dados do agronegócio da COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB), vinculada ao Ministério da Agricultura).

"A umidade do solo é um sinal positivo para a soja, o milho, o algodão e outros grãos que serão plantados a partir de setembro e colhidos de fevereiro em diante", disse Camargo.

"Chuvas durante o plantio é algo muito positivo e pode ajudar para que o país tenha uma boa safra no ano que vem", afirmou o diretor da CONAB em entrevista a partir de Brasília. "As sementes germinam melhor em solo úmido", acrescentou Camargo.O Instituto de Meteorologia do governo informou, na semana passada, que o volume de chuvas deverá ficar acima da média no Sudeste e em partes das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil de agosto até outubro. "As precipitações poderão contribuir para neutralizar as perdas de produção deste ano, de até 10 milhões de toneladas de produtos agrícolas, devido à seca", disse Camargo.

"As culturas dependem de outros aspectos como preços e quantidade de fertilizantes", disse Camargo. "Mas boas condições de clima são certamente o primeiro passo", acrescentou.

Um período de seca seguido por geada nas regiões Centro-Sul do país reduziu o rendimento das lavouras, informou a CONAB.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.