CI

Chuva causa queda na safra


A produção de soja do Mato Grosso poderá sofrer queda entre 5% e 20% nesta safra. O motivo da quebra na safra é o fungo da ferrugem asiática, que está se intensificando em razão do excesso de chuvas que atinge a região nos últimos dias e já está provocando também atraso na colheita.

Segundo fontes do mercado, há produtores que dizem ter prejuízos de até 20% da lavoura e técnicos que apostam em uma quebra inferior a 5%. "As informações ainda são confusas, mas essa notícia foi um dos motivos da alta nos preços de hoje no mercado internacional", afirma Renato Sayeg, diretor da Tetras Corretora, de São Paulo.

Estimativas oficiais do governo federal apontam para uma produção de 13,8 milhões de toneladas de soja para o estado do Mato Grosso, que representa sozinho 27% da produção nacional.

O Brasil deverá colher este ano 51 milhões de toneladas de soja, segundo levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.