CI

Chuva é esperança para lavoura gaúcha

Expectativa é que precipitação auxilie principalmente o cultivo de soja


Expectativa é que precipitação auxilie principalmente o cultivo de soja

A previsão de chuva nos próximos dias para as principais regiões produtoras do RS é a esperança para amenizar os efeitos da estiagem no campo. Segundo a MetSul Meteorologia, uma frente fria trará precipitações mais generalizadas depois das pancadas localizadas de ontem (11). Os maiores volumes deverão se concentrar do Centro para o Norte, conforme o meteorologista Eugenio Hackbart. Apesar da variação de volumes, com chuva pouco expressiva em algumas localidades, muitos pontos da Metade Norte terão acumulados perto ou superiores a 50 milímetros, o que é considerado suficiente por especialistas. Alguns municípios, prevê a MetSul, podem superar a marca de 100 mm até domingo. "Não é o fim da estiagem, mas um merecido alívio a muitos."


De acordo com o agrônomo da Emater Ataides Jacobsen, neste momento, a chuva seria "extremamente bem-vinda" para pastagens e hortaliças e principalmente para a soja, que entra na fase crítica de desenvolvimento. Contudo, alerta, a maioria do milho já tem perdas irreversíveis.


Segundo Hackbart, o resto de janeiro deve apresentar chuva mais frequente do que a verificada nos primeiros dez dias. "Podemos ter mais ocorrência de chuva no Estado, apesar de mal distribuída, também na segunda e na terça-feira", antecipa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.