CI

Chuva leva usinas a estender moagem ou antecipar safra

Produção foi prejudicada pelo excesso de dias chuvosos; 40 unidades da região Centro-Sul vão prolongar safra, diz Biagi


Diretor da Unica diz que usinas da região precisam parar as máquinas para fazer manutenção, mas precisam repor as perdas

Antecipar o início da próxima safra ou prolongar o processamento da cana até os primeiros meses de 2010, mudando o período da entressafra. Essas são as opções estudadas pelas usinas da região para compensar o atraso na moagem da cana-de-açúcar provocado pelo excesso de chuvas, que dificultou a colheita neste ano.

De acordo com o usineiro Maurilio Biagi Filho, do Grupo Moema, há estimativas de que aproximadamente 40 usinas da região Centro-Sul devem prolongar a moagem.

"Isso vai acontecer enquanto tiver essa anomalia que teve neste ano, de muita chuva", afirmou o empresário.

Embora a possibilidade de extensão da safra já esteja nos planos de muitas usinas, o diretor regional da Unica em Ribeirão Preto, Sérgio Prado, disse que essa estratégia é mais difícil na região, onde as empresas precisam parar para manutenção. "Em outras regiões que têm usinas mais novas, essa situação é mais tranquila", disse.

Mas, ainda assim, representantes de usinas da região de Ribeirão afirmam que o setor estuda meios de repor as perdas causadas pelas pausas durante as chuvas.

O diretor administrativo da Usina Maringá de Araraquara, Luís Henrique Scabello de Oliveira, disse que a unidade realmente precisa parar para a manutenção e, por isso, inicialmente a moagem deve ser encerrada em 20 de dezembro.

"Mas ainda não descartamos a hipótese de continuidade", disse. Segundo ele, também há a possibilidade de o início da próxima safra ser antecipada em quase um mês, para março.

Oliveira disse que as paradas causadas pelas chuvas devem causar uma quebra de 10% na produção. A empresa não divulgou números em toneladas.

A Usina Albertina, de Sertãozinho, definiu que vai encerrar a moagem em 21 de dezembro e que pretende antecipar a retomada em 2010.

Segundo o diretor geral da empresa, Fabiano Calil Colussi, em um ano considerado normal, a moagem começaria na segunda quinzena de abril, mas em 2010 a expectativa é de antecipar pelo menos 20 dias.

A assessoria da Cosan, que tem quatro usinas na região, informou por meio de sua assessoria que não vai estender a safra. Segundo o grupo, os prazos de encerramento da moagem serão cumpridos conforme definidos no início da safra.

A assessoria da Usina São Martinho, de Pradópolis, disse não haver definição. "Por ora, as datas estão sendo analisadas e ainda não foram definidas devido às chuvas atípicas que caíram na região Centro-Sul."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.