Chuva pode favorecer lavouras de trigo e milho no PR

Agronegócio

Chuva pode favorecer lavouras de trigo e milho no PR

Pancadas isoladas de chuva devem ocorrer nas regiões norte, oeste, sudoeste
Por:
2392 acessos
As chuvas previstas para as próximas horas no Paraná – nas regiões produtoras de trigo e milho de segunda safra – podem ajudar a produção no estado. "Este ano, as temperaturas estão baixas, mas a umidade nessas regiões está normal, portanto, qualquer chuvisco já ajuda na fase de espigamento e floração das lavouras”, explicou à Agência Brasil, o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Otmar Hubner.


A previsão do serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) é que ocorram pancadas isoladas de chuva nas regiões norte, oeste, sudoeste apenas na terça-feira (7). O meteorologista Tarcísio Vlentin disse que uma massa de ar frio chega ao estado na quarta-feira (8), o que deixa o tempo seco nessas regiões.


O Paraná é o maior produtor nacional de trigo, com a previsão de colher este ano 2,84 milhões de toneladas, o que corresponde a 56,6% da produção brasileira prevista para 2011. A plantada é feita entre 11 de março e 20 de julho. “Até agora temos 70% da cultura plantados”, informou Otmar.


Se forem somadas as duas safras de milho, o Paraná também é o maior produtor dessa cultura. As duas safras devem totalizar a produção de 13,18 milhões de toneladas. A expectativa para a segunda safra de milho é 7,32 milhões de toneladas. Esta safra, de acordo com Otmar, foi plantada de janeiro a março. A colheita começou em maio e deverá terminar em julho. “Temos apenas 1% das lavouras colhido, e o restante em fase de desenvolvimento vegetativo a início de florescência.”

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink