CI

Chuva prejudica safra de feijão em Prudentópolis (PR)

Mais de seis mil agricultores do município estão sentindo os prejuízos com as precipitações


Mais de seis mil agricultores de Prudentópolis, no Paraná, estão sentindo os prejuízos causados pelo excesso de chuva nas lavouras de feijão. Alguns chegaram a perder toda a produção. A plantação de sete hectares de feijão virou adubo. Para não ter ainda mais prejuízos, o agricultor Teodoro Vinharski teve de destruir a lavoura. “O feijão estava apodrecido e nós passamos o trator para plantar outra safra de milho agora”, diz.

A chuva em excesso prejudicou a qualidade dos grãos. O agricultor perdeu 90% do plantio e não sabe o que vai fazer para pagar o financiamento no banco. “Agora estou pensando em ir à cooperativa ver se negocio semente e adubo para pagar depois, tentando plantar o milho e pagar com a colheita dele. Vou ter de acumular mais uma dívida, a do feijão e mais outra”, revela Teodoro.

Na região central do Paraná, 6.500 famílias vivem da produção do feijão, mas além da qualidade comprometida, outro problema é o baixo preço de mercado. “Tem casos que tem perda de 50% no preço, conforme o tipo que ele conseguiu colher – é um ato de bravura conseguir colher alguma coisa”, comenta o agrônomo Paulo Ricardo Rickli. As informações são da assessoria de imprensa da Cocamar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.