Agronegócio

Chuva prejudica safra de feijão em Prudentópolis (PR)

Mais de seis mil agricultores do município estão sentindo os prejuízos com as precipitações
Por: -Redação
1 acessos

Mais de seis mil agricultores de Prudentópolis, no Paraná, estão sentindo os prejuízos causados pelo excesso de chuva nas lavouras de feijão. Alguns chegaram a perder toda a produção. A plantação de sete hectares de feijão virou adubo. Para não ter ainda mais prejuízos, o agricultor Teodoro Vinharski teve de destruir a lavoura. “O feijão estava apodrecido e nós passamos o trator para plantar outra safra de milho agora”, diz.

A chuva em excesso prejudicou a qualidade dos grãos. O agricultor perdeu 90% do plantio e não sabe o que vai fazer para pagar o financiamento no banco. “Agora estou pensando em ir à cooperativa ver se negocio semente e adubo para pagar depois, tentando plantar o milho e pagar com a colheita dele. Vou ter de acumular mais uma dívida, a do feijão e mais outra”, revela Teodoro.

Na região central do Paraná, 6.500 famílias vivem da produção do feijão, mas além da qualidade comprometida, outro problema é o baixo preço de mercado. “Tem casos que tem perda de 50% no preço, conforme o tipo que ele conseguiu colher – é um ato de bravura conseguir colher alguma coisa”, comenta o agrônomo Paulo Ricardo Rickli. As informações são da assessoria de imprensa da Cocamar.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink