CI

Chuva reduz estiagem nas lavouras de soja e de milho no Centro-Sul


As lavouras da safra de verão do Centro-Sul do país foram beneficiadas pela chuva abundante que atingiu a região durante a última semana, com o excesso de umidade reduzindo a forte estiagem que castigava algumas áreas, principalmente no Rio Grande do Sul. O volume de precipitação variou entre 25 e 50 mm na maior parte do Centro-Sul, mas em algumas regiões foram registrados mais de 100 mm. Esta chuva promoveu a recuperação parcial do solo, favorecendo o cultivo de soja e de milho.

Por outro lado, a temperatura elevada, com os valores máximos ficando acima de 30°C, manteve a elevada taxa de evaporação, e conseqüentemente, a grande demanda de umidade, especialmente nas áreas mais ao norte e no oeste do RS.

De um modo geral, as lavouras da safra de verão estão na transição entre a fase de desenvolvimento vegetativo e a fase reprodutiva, embora parte das plantações do Mato Grosso já tenham iniciado o período de colheita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.