CI

Chuvas atrasam plantio de trigo no Paraná

Área plantada chegou a 73%, menor que 2016 e 2015


Com as fortes chuvas que assolam o estado, o plantio de trigo avançou apenas 3% nesta semana no Paraná – maior produtor brasileiro do cereal de inverno. É o que apontou o relatório de acompanhamento das culturas divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral-PR) nesta terça-feira (06.06).

Nesse ritmo, a área plantada chegou a 73%, o que representa atraso de dois pontos percentuais contra os 71% registrados na mesma época do ano passado e de quatro pontos percentuais ante os 77% do mesmo período de 2015. “Não se pode dizer que o plantio esteja muito atrasado”, avalia o analista sênior da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Carlos Pacheco.

“Note-se que o plantio maior foi efetuado nas regiões norte e centro do estado, no devido tempo, restando agora o sul/sudoeste, justamente as regiões mais atingidas pelas chuvas recentemente. Outro efeito das chuvas foi que atingiu qualidade das lavouras: nesta semana, o relatório registrou 99% em condições boas e 1% em condições médias, contra 100% até a semana passada. Mas, o fenômeno apenas repete o que ocorreu no ano passado, inclusive com os mesmos percentuais”, completa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.