CI

Chuvas dão trégua para seca nas lavouras do Paraná


As chuvas esparsas de ontem nas regiões norte e oeste do Paraná deram uma trégua à seca que vem castigando as lavouras do estado. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), uma frente fria de baixa intensidade provocou precipitações em diversas regiões atingidas pela estiagem, como Cascavel (21mm), Maringá (60mm) e Paranavaí (15mm).

Para Vera Zardo, agrônoma do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná, é cedo para avaliar o efeito nas lavouras. "As chuvas ainda são irregulares e insuficientes para resolver o problema da seca", afirma.

O último levantamento do Deral indicou uma quebra de safra de 250 mil a 300 mil toneladas, cerca de 2,5% da produção prevista. Segundo Vera, um novo levantamento deve ser feito na próxima semana. "A cada dia sem chuva aumenta o risco de quebras de safra mais expressivas", afirma.

A estiagem prolongada já provocou revisão nas projeções de crescimento da safra paranaense. Segundo o Deral, a estimativa inicial de um aumento de 7% na produção de soja caiu para 5% em função da seca. Ainda assim, a produção deve se manter no intervalo previsto, entre 11,2 milhões e 12,2 milhões de toneladas do grão em 2004. "Mas o nosso ponto médio, que era de 11,7 milhões de toneladas, já baixou para 11,5 milhões", afirma Vera. A área plantada com soja no estado cresceu de 3,6 milhões de hectares para 3,9 milhões de hectares nessa safra.

A estiagem está prejudicando as lavouras que ainda se encontram em fase crítica, com as plantas em fase de frutificação e floração. Os problemas afetam principalmente a região oeste do estado, a mais atingida pela falta de chuvas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.