CI

Chuvas fortes amenizam estiagem no RS

No domingo também há alerta de novos temporais no RS


Ainda na madrugada de quinta-feira (15.03), o Rio Grande de Sul registrou chuvas fortes em grande parte do Estado. Os maiores volumes foram observados no sul do Rio Grande do Sul, em alguns locais passou dos 100 mm em 24 horas, amenizando um pouco a estiagem que vem ocorrendo nestas áreas, já no norte do Estado os volumes foram um pouco menores. Os temporais iniciaram pela Fronteira Oeste, onde foram registrados os maiores acumulados de chuva e rajadas de vento mais fortes. Em Itaqui somou 133 milímetros (mm) até as 11 horas da manhã desta quinta-feira, o que representa 71% da média mensal no município, que é de 186,5 mm em março.

De acordo com Luiz Renato Lazinski, Metereologista do  Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas foram generalizadas, porém de maneira irregular e provocadas por uma combinação da instabilidade com ventos em altos níveis da atmosfera, o aporte de um ar mais quente e úmido de norte para a região e a presença de uma frente fria distanciada, que fortalece o desenvolvimento das nuvens de chuva. 

Na sexta-feira (16), a frente fria se afasta e há possibilidade de chuvas isolada somente na metade norte do Rio Grande do Sul. Ao mesmo tempo, o dia já fica mais aberto nas outras áreas. No Sul e No litoral, ventos sopram de forma constante e moderada, ajudando a baixar a temperatura à tarde nestes locais. No sábado também tem chance de instabilidade, já no domingo o alerta é de novas ocorrências de temporais no Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.