CI

Chuvas fortes no Sul e Norte do Brasil

ZCIT e cavado trazem chuvas intensas para o Sul e Norte do país


Chuvas intensas no Sul e Norte do Brasil: confira a previsão completa para esta segunda-feira Chuvas intensas no Sul e Norte do Brasil: confira a previsão completa para esta segunda-feira - Foto: Canva

A semana (18.03) deve iniciar com condições de chuvas intensas no sul e no extremo norte do país. Destaque para a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte do Brasil e a formação de um cavado – região alongada de baixa pressão – no Sul.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Os corredores de umidade também devem se fazer presentes sobre o Centro-Oeste e Sudeste, promovendo condições de chuvas na forma de pancadas isoladas, principalmente no período da tarde.

As temperaturas continuam altas, e com o aumento da umidade no ar, haverá uma sensação de abafamento.

O tempo firme predomina em grande parte da Bahia, no extremo norte de Roraima e na região do Pantanal. Nesta última, especialmente, são esperadas as temperaturas mais elevadas do dia em todo o Brasil, destacando-se por seu clima particularmente quente.

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

No Pará, são esperadas chuvas expressivas, devido à atuação da ZCIT. No Amazonas e em Tocantins, as precipitações serão mais irregulares, ocorrendo principalmente devido às  instabilidades termodinâmica – combinação entre o calor e umidade – com a possibilidade de acumulados de até 40 mm na região de Madeira (AM). Enquanto isso, o norte de Roraima segue com condições de tempo seco. Nos estados do Acre e Rondônia, as chuvas serão mais irregulares.

 

Região Nordeste

A atuação de uma massa de ar seco mantém as condições de tempo firme sobre grande parte do estado da Bahia, ainda que algumas nuvens carregadas possam surgir no extremo oeste do estado. Já na faixa norte da região, a ZCIT garante as condições de chuvas intensas sobre o norte do Maranhão, norte do Piauí e Ceará, com possibilidade de acumulados acima dos 30 mm no Litoral Piauiense. 

 

Região Centro-Oeste

Os corredores de umidade contribuem com a formação das nuvens carregadas na região, embora essas instabilidades aconteçam de maneira isolada e passageira. Além disso, é esperado uma grande irregularidade tanto nos volumes quanto nas áreas que podem receber as chuvas. Embora de maneira pontual, os acumulados podem superar a marca dos 30 mm, com maior possibilidade ao leste de Goiás. Já nas áreas mais próximas à fronteira com os países vizinhos, as condições serão de tempo seco e temperaturas elevadas. 

 

Região Sudeste

A principal componente das chuvas na região é a combinação entre o calor e a umidade no ar, resultando nas nuvens carregadas, especialmente no período da tarde. Essas instabilidades serão frequentes sobre o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Atenção para o Vale do Paraíba, onde as precipitações podem ser mais intensas no decorrer desta segunda. Ao mesmo tempo, áreas do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo terão condição de tempo firme.

 

Região Sul

A presença de um cavado – região alongada de baixa pressão – deve manter as condições de chuvas sobre a região, especialmente no Rio Grande do Sul onde as projeções indicam volumes acima dos 50 mm no decorrer desta segunda. As instabilidades avançam sobre todo o estado de Santa Catarina até o leste do Paraná. No estado Catarinense também existe possibilidade de chuvas localmente fortes. Em relação às temperaturas, a sensação será de abafamento, devido ao calor e a alta umidade no ar. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.