CI

Chuvas ganham força nesta terça-feira

Instabilidades devem ser mais abrangentes, mas calor persiste com forte intensidade


Terça-feira deve registrar aumento nas instabilidades, com possibilidade de chuvas acima dos 50 mm. Calor persiste Terça-feira deve registrar aumento nas instabilidades, com possibilidade de chuvas acima dos 50 mm. Calor persiste - Foto: Pexels

A previsão do tempo para esta terça-feira (19.03) indica um aumento nas áreas com possibilidade de chuvas no Brasil. Embora, muitas dessas chuvas devem acontecer de maneira isolada e passageira, na forma de pancadas de verão, acontecendo principalmente no período da tarde.

Os pontos de atenção em relação aos volumes previstos são direcionados à faixa norte entre a região Norte e Nordeste, Vale do Paraíba e sudoeste da Região Sul.

Nestes pontos, as projeções indicam chuvas acima dos 50 mm no decorrer do dia.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Embora as chuvas ocorram em grande parte do país, as condições de temperaturas ainda permanecem elevadas, com destaque para o Pantanal, onde estão previstas máximas acima dos 38°C, com condições de tempo mais seco. 

Além do pantanal, o leste do Brasil deve ter uma condição de tempo seco, como áreas entre o Espírito Santo e SEALBA.

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

As instabilidade devem se concentrar no nordeste da região, devido ao posicionamento da ZCIT. Além disso, os corredores de umidade conseguem avançar até o sul do Pará e Tocantins, onde há previsão de acumulados acima dos 30 a 40 mm de maneira localizada. Por outro lado, áreas do oeste da região, como no AMACRO devem registrar uma condição de chuvas mais irregulares. Enquanto o norte de Roraima continua com o predomínio de tempo seco.

 

Região Nordeste

A persistência da ZCIT ao norte da região mantém o padrão de chuvas volumosas sobre a faixa norte do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, onde as chuvas previstas podem superar os 50 mm no decorrer do dia. Essas instabilidades acontecem na forma de temporais localmente fortes. Contudo, uma massa de ar seco deve atuar sobre o sul e leste da região, impedindo a formação das nuvens carregadas sobre grande parte da Bahia, embora algumas pancadas isoladas e passageiras devem surgir no extremo oeste do estado. Áreas do SEALBA e Pernambuco, devem ter a maior presença do Sol e temperaturas mais elevadas. 

 

Região Centro-Oeste

O principal fator formador das nuvens carregadas na região é a combinação entre o calor e umidade. Assim, o comportamento esperado para as precipitações segue com uma distribuição irregular, tanto nas áreas quanto nos volumes de chuvas previstos. Ainda assim, setores ao norte de Mato Grosso podem registrar acumulados superiores aos 20 mm no decorrer do dia. Enquanto áreas do Pantanal devem registrar mais um dia de intenso calor e condições de tempo mais seco.

 

Região Sudeste

As instabilidade devem acontecer na região, em função da forçante termodin?mica – combinação entre o calor e umidade – resultando em pancadas de chuvas isoladas e passageiras, com intensidade de moderada a forte, ocorrendo no período da tarde. Áreas do Vale do Paraíba podem registrar chuvas mais fortes com acumulados acima dos 40 mm no decorrer do dia.  As instabilidades avançam de maneira mais abrangente sobre Minas Gerais, embora áreas do Triângulo Mineiro e oeste Paulista possam registrar chuvas mais irregulares. Já no extremo norte da região, as condições continuam com o predomínio de tempo firme, assim como ao norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

Região Sul

O processo de formação de uma frente fria deve trazer condições de chuvas volumosas sobre o estado Gaúcho, especialmente em áreas do sudoeste onde as projeções indicam acumulados superiores aos 50 mm no decorrer do período. Essas instabilidades avançam sobre Santa Catarina e Paraná, que também podem receber chuvas expressivas como no leste catarinense e centro-oeste do Paraná, onde os volumes podem superar os 30 mm ao longo do dia. Em relação às temperaturas o calor segue forte sobre o norte da região, onde os termômetros superaram a casa dos 33°C no período da tarde.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.