CI

Chuvas generalizadas para o Centro-Norte do Brasil

Cenário favorável para as lavouras


Foto: Canva

Ainda sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), as condições de tempo hoje (05/01) indicam probabilidades de chuvas generalizadas sobre o centro-norte do país.

O canal de umidade e nuvens carregadas que se estende desde o sul da região norte até a costa do sudeste, traz condições de chuvas acima dos 50 mm em vários pontos do país, incluindo áreas da região norte, centro-oeste, sudeste e nordeste. E diferentemente das chuvas de verão, as instabilidades da ZCAS são mais consistentes e regulares, podendo ocorrer a qualquer momento do dia, mas sempre com maior intensidade no período da tarde.

Pelo menos três setores do país apresentam maiores condições para o registro de tempo firme, sendo o nordeste do nordeste, extremo norte da região norte e alguns pontos do centro-sul do Brasil. 

Além das chuvas, a ZCAS contribui com a redução do intenso calor, devido à maior cobertura de nuvens. Cenário que vem se demonstrando favorável à manutenção de umidade no solo, bem como condições térmicas e hídricas mais adequadas para os cultivos.

Veja o mapa para hoje e a previsão para a sua região:

Região Norte: Chuvas generalizadas na metade sul.
Com poucas alterações em relação ao dia anterior, as instabilidades devem acontecer sobre boa parte da região norte, com as chuvas mais intensas se concentrando em setores do sul da região. Em relação aos maiores valores previstos pela média das projeções temos: Madeira (AM) com 50 mm, São Félix do Xingu (PA) com 45 mm, Ariquemes (RO) recebendo até 35 mm e Brasiléia (AC) onde são previstos 30 mm. Muito embora, esses valores possam ser superados no decorrer do período. Porém, no extremo norte do Amazonas e Roraima, uma intensa massa de ar seco impede a formação das nuvens carregadas e garante temperaturas elevadas na região. 

Região Nordeste: MA, PI, BA na rota das instabilidades. ZCAS concentra chuvas no sul e oeste da região
Assim como na região central do Brasil, a ZCAS segue ativa sobre a metade sul do Nordeste, fornecendo chuvas volumosas em algumas regiões. A previsão indica que boa parte do estado da Bahia terá uma grande presença de nebulosidade e condições para chuvas, com destaque para a grande região de Porto Seguro (BA) que pode receber mais de 50 mm no decorrer do período. Toda a faixa sul do estado deverá receber chuvas volumosas, que podem acontecer a qualquer momento, mas com mais intensidade no período da tarde. Áreas do sul do Maranhão e sul do Piauí também devem receber instabilidades localmente fortes, mas com volumes inferiores aos registrados na Bahia. Embora a ZCAS atue sobre a região, as chuvas ficam concentradas no sul e oeste. Desta forma, a faixa norte terá uma sexta de tempo firme e temperaturas elevadas, abrangendo desde o norte do Piauí até áreas do SEALBA.

Região Centro-Oeste: Alto Teles Pires e Chapada dos Veadeiros podem receber mais de 50 mm.
A manutenção do corredor de umidade formado pela ZCAS garante a boa disponibilidade de chuvas sobre a metade norte da região. A média das projeções indica que os maiores volumes possam acontecer sobre Alto Teles Pires (MT) e na Chapada dos Veadeiros (GO), com acumulados que podem superar a marca dos 50 mm. Porém, não se descartam valores superiores aos 50 mm de forma isolada em outras regiões da metade norte do centro-oeste. O dia terá uma grande presença de nebulosidade, sendo que as chuvas poderão acontecer a qualquer momento, mas é no período da tarde que as instabilidades ganham mais intensidade. Já na metade sul da região, as condições de chuvas são menores, mas não escassas. Os volumes previstos variam abaixo dos 5 mm em boa parte do Mato Grosso do Sul, onde a previsão também sinaliza para as maiores temperaturas da região. 

Região Sudeste: ZCAS no Norte e pancadas isoladas, mal distribuídas e passageiras no Sul.
A persistência da ZCAS sobre a região, mantém o canal de instabilidades ativo e fortalecido em setores do norte do sudeste, como norte de Minas e Espírito Santo. Nessa região, o dia deverá ter o tempo encoberto, com possibilidade de chuvas a qualquer momento. São previstos valores acima dos 50 mm nas imediações de São Mateus (ES) e Pirapora (MG). Vale ressaltar que, esses valores podem ser superados devido à alta disponibilidade de umidade. Também há condições de chuvas na metade sul da região, no entanto essas instabilidades devem acontecer com um comportamento mais irregular, sendo uma condição típica do verão. As instabilidades devem surgir no período da tarde, de maneira isolada, mal distribuída e passageira, com volumes variando abaixo dos 5 mm, mas que podem ocorrer em curtos períodos de tempo. O calor segue intenso no oeste Paulista.

Região Sul: Massa de ar seco predomina na metade oeste, mas ventos úmidos podem favorecer chuvas no nordeste e centro-leste
A massa de ar seco que está atuando sobre os países vizinhos, exerce uma grande influência nas condições de tempo na região sul. Desta forma, áreas da metade oeste da região, devem ter o predomínio de Sol no decorrer desta sexta, o que deve resultar também em um maior aquecimento na região. Esse maior aquecimento pode favorecer o levantamento do ar e consequentemente a formação de nuvens carregadas no oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, contudo, as chuvas esperadas serão muito irregulares e isoladas. No sudoeste do Rio Grande do Sul, a condição de tempo mais provável, é de céu limpo e pouquíssimas chances para chuvas. Já em setores do nordeste Gaúcho, centro-leste Catarinense e do Paraná, os ventos úmidos do oceano devem favorecer a formação das nuvens carregadas e as chuvas a qualquer momento do dia. Os maiores acumulados estão previstos para a região da Grande Florianópolis, com valores superiores aos 15mm.

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Seane Lennon.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.