Chuvas impulsionam trigo na Argentina
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MUNDO

Chuvas impulsionam trigo na Argentina

“Embora seja cedo para avaliar o grau de recuperação, espera-se que a cultura apresente melhoria nos próximos dias"
Por: -Leonardo Gottems

As chuvas registradas no Centro e no Sul da Argentina detiveram a queda da condição seca e impulsionam o crescimento das plantas, segundo informou a T&F Consultoria Agroeconômica. “O relatório semanal de acompanhamento das culturas, divulgado nesta quinta-feira pela BCBA, registra que, ao longo dos últimos sete dias, foram registradas chuvas sobre o Centro e Sul da área agrícola”, comenta. 

“Embora seja cedo para avaliar o grau de recuperação, espera-se que a cultura apresente melhoria nos próximos dias. Nos lotes mais avançados já são esperadas redução de desempenho, mas, depois desta chuva, se poderá fazer estimativas mais precisas. Em paralelo, o norte do país, embora as chuvas tenham sido escassas ou nulas, 59,2% do cereal se encontra em fase de perfilhamento e,  portanto, a capacidade de recuperação é reduzida”, completa. 

Nas regiões NOA e NEA, o déficit hídrico comprometeu crescimento e desenvolvimento da cultura, afetando o número de perfilhos por planta e gerou picos mais curtos. “Nestas áreas, onde 71% e 46% da área implementada respectivamente, eles já superaram o estágio de perfilhamento, não houve quase nenhuma chuva esta semana e à medida que os dias passam, diminui a capacidade de recuperação da cultura”, indica, 

“Em contraste, as chuvas registradas na faixa central área agrícola retardaram a deterioração dos lotes implantados em Córdoba, Santa Fé, Entre Ríos e no norte Buenos Aires. Essas recargas de umidade chegam no início dos estágios críticos do cereal e na próxima semana se poderá avaliar mais precisamente o nível de recuperação na condição da cultura”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink