CI

Chuvas no sul de MG estão favorecendo granação da safra de café


As chuvas que estão atingindo o sul de Minas Gerais estão sendo favoráveis à granação do café com vistas à safra 2003/2004, que será colhida a partir de abril. Ao contrário de muitas culturas, que estão sendo atrapalhadas e prejudicadas pelas chuvas no Sudeste, o volume de precipitações está sendo considerado como bom sobre a região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul). A avaliação é do gerente do Departamento Técnico da Minasul, Ronaldo Vilas Boas.

Janeiro já tem um volume acumulado de chuvas de cerca de 300 milímetros na região de Varginha, segundo Vilas Boas. Ele observa que o quadro para a granação é excelente, ainda não preocupando quanto ao excesso de precipitações. A colheita inicia em abril na região. Mesmo assim, a falta de chuvas no ano passado, que afetou a floração, o ciclo bianual da cultura e a redução nos tratos culturais diante dos baixos preços do café resultaram numa safra menor para 2003/2004. Vilas Boas indica que haverá uma quebra de 40% a 60% em relação a 2002/2003.

As chuvas estão apenas atrapalhando no momento o controle de ferrugem em algumas propriedades. Vilas Boas diz que quem fez o controle com fungicidas granulados não tem problemas. No entanto, o controle via foliar é complicado em períodos de intensas chuvas, tendo em vista que o produtor terá que esperar estiagens para as aplicações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.