CI

Chuvas persistem na Bahia

Instabilidades mantém as condições para chuvas no estado Baiano


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A quarta-feira (19/04) será um dia típico de outono, temperaturas amenas no centro-sul pelo o amanhecer, mas com rápida elevação no decorrer do dia, marcando uma grande diferença entre as mínimas e máximas registradas. Isso ocorre devido à forte presença do Sol, pois uma massa de ar seco está atuando na região e impedindo a formação das nuvens carregadas em praticamente todo o centro-oeste, sudeste e região sul.

Em contraste com o tempo seco, a região norte terá uma boa distribuição de chuvas. Com algumas localidades podendo registrar temporais localmente fortes. Bem como na faixa norte da região nordeste.

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As chuvas podem ocorrer em praticamente todas as áreas da região norte, a exceção vale apenas para o sul de RO e sul do TO. Os volumes variam entre 20 e 30 mm na maioria das localidades, mas com alguns pontuais que podem superar os 50 mm no oeste do AM e centro do PA. 

Região Nordeste

As instabilidades remanescentes da frente fria continuam provocando chuvas na região. As chuvas mais volumosas se concentram no Recôncavo Baiano, mas com volumes previstos menores do que os registrados nos últimos dias. Além da presença dessas instabilidades, a atuação da ZCIT, eleva o potencial de chuvas no norte da região, especialmente entre o norte do CE até o MA. Sendo que nessas localidades há condições para pancadas de chuvas localmente fortes. Entretanto, o tempo fica seco em grande parte da BA e sul do PI. 

Região Centro-Oeste

Dia típico de Abril na região centro-oeste, ou seja, tempo firme em praticamente todas os estados. Além disso, o forte aquecimento diurno provocará um rápido aumento nas temperaturas entre a primeira metade da manhã e tarde. Outro ponto que vale destacar em relação à massa de ar seco, são os índices de umidade. Estes índices poderão ficar abaixo dos 20% no oeste do MS e sudoeste do MT. Já em relação a possibilidade de chuvas, apenas no extremo norte do MT podem ocorrer alguns registros, mas de maneira irregular e com baixos volumes. 

Região Sudeste

O predomínio da massa de ar seco impede a formação de nuvens carregadas sobre grande parte da região. Contudo, a umidade proveniente do oceano poderá gerar algumas nuvens sobre o Vale do Paraíba, sul de MG e sul do RJ, mas com poucas chances para chuvas expressivas. O amanhecer será ameno, particularmente nos vales e sul de MG. Mas com a forte presença do sol no período da tarde, o aquecimento será rápido, com termômetros registrando marcas acima dos 30°C no oeste de SP, oeste e norte de MG.

Região Sul

A atuação de uma massa de ar seco mantém o tempo firme em toda a região sul. Uma maior variação de nebulosidade poderá ser observada na costa dos estados, mas sem chances para chuvas significativas. As temperaturas continuam baixas, sobretudo nas áreas mais altas dos estados de SC e RS, e nos vales do PR. Apesar das baixas temperaturas no amanhecer, as condições para geadas são pequenas. E no período da tarde, com a maior presença do sol, pode fazer calor no sul e oeste do RS, oeste de SC e noroeste do PR. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima




 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.