CI

Chuvas poderão ocorrer no extremo sul do Brasil

Neste primeiro final de semana de 2022, as chuvas serão persistentes e frequentes na faixa central do país e metade oeste da região Nordeste


Foto: Pixabay

Neste primeiro final de semana de 2022, as chuvas serão persistentes e frequentes na faixa central do país e metade oeste da região nordeste. Isso por conta da presença do corredor de umidade formado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), além da presença de algumas áreas de baixa pressão. As chuvas poderão ocorrer no extremo sul do país, com maior probabilidade no domingo. Ao passo que o destaque fica para as elevadas temperaturas na metade oeste da região sul.

Confira a plataforma de mapas aqui.

Sábado 01/01
A presença do corredor e umidade formado pela ZCAS, mantém as chuvas na faixa central do país, carregando a umidade da região amazônica até o oceano Atlântico. Desta forma existe o favorecimento das chuvas em uma ampla área. 

As instabilidades poderão ser localmente fortes sobre o norte do AM, parcela central do MT e norte de MG, com regiões registrando acumulados superiores aos 50 mm pontualmente. Além disso, o dia terá uma maior cobertura de nuvens em toda essa faixa do território nacional.

Em partes da região nordeste, as chuvas persistem, sobretudo na metade oeste da região, sobre os estados do MA, PI, CE, extremo oeste do RN, PB, PE e todo o oeste baiano. Ao passo que nas áreas ao leste a tendência será de uma maior variação de nebulosidade e poucas chances para chuvas expressivas. 

Por outro lado, desde a metade sul do MS, grande região de presidente prudente até os três estados do sul, a condição será predominantemente de tempo firme e céu limpo. A ressalva vale para alguns pontos na parcela central do MS, extremo norte do PR e extremo sul do RS, em particular a região de Jaguarão onde poderá ter o registro de temporais isolados. 

Domingo 02/01
A ZCAS continuará atuando sobre o país, apesar de uma quebra no fluxo de umidade no oceano. Mesmo assim, as chuvas continuam presentes na faixa que se estende desde a região norte até o sudeste. 

São esperadas pancadas de chuvas fortes, gerando acumulados superiores aos 40 mm, no nordeste do MT, norte do GO e norte de MG. Assim como no interior do PI e MA, além das chuvas persistentes no oeste da BA.

Na região centro-sul, as projeções indicam um aumento das condições para chuvas, em especial sobre o RS, norte do PR e leste do MS. Mas essas chuvas terão uma característica típica de verão, ocorrendo na forma de pancadas isoladas. 

Chuvas de Sábado

Chuvas de Domingo


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.