CI

Chuvas são favoráveis para o milho em Mato Grosso

Mais de 90% das áreas semeadas estão dentro da "janela" ideal


Foto: Nadia Borges

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou dados sobre o desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra no estado após o encerramento da semeadura da safra 23/24 em 22/03. Segundo análises do Imea, a maioria das lavouras de milho entrou nas fases de pendoamento e florescimento até a última sexta-feira (19/04). Esses estágios são cruciais para determinar a produtividade do cereal e requerem chuvas bem distribuídas para alcançar seu máximo potencial de produção.

Com mais de 90% das áreas semeadas dentro da "janela" ideal, estima-se que uma parte considerável das plantações se desenvolveu sob condições climáticas favoráveis. No entanto, é fundamental que os volumes de chuva permaneçam consistentes até o final de abril e início de maio para beneficiar o restante das áreas.

O Imea ressalta a importância de acompanhar o volume de chuvas nas próximas semanas. De acordo com previsões do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), é esperado que a maior parte de Mato Grosso receba um volume acumulado de chuvas de 0 a 35 mm nas próximas duas semanas, o que pode influenciar significativamente o desenvolvimento das lavouras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.