CI

Chuvas trouxeram melhora em áreas da Argentina

Pontuais de até 290 mm na semana melhoraram as condições das lavouras.


Monitoramento do INTA, indica melhora nas condições das lavouras Monitoramento do INTA, indica melhora nas condições das lavouras - Foto: Divulgação

De acordo com o mais recente boletim de monitoramento das lavouras do Instituto de Tecnologia Agropecuária da Argentina, a semana foi marcada por chuvas benéficas em grande parte da Argentina, trazendo alívio e impulso para as culturas de verão ainda em desenvolvimento nas principais regiões produtivas do país.  

No Norte da Argentina as chuvas foram significativas, em particular, na província de Corrientes, no noroeste, os volumes chegaram a 290 mm.  

Interessante notar que, enquanto essas regiões recebiam chuvas acima da média, outras áreas, como Buenos Aires (leste), Córdoba (oeste) e Santa Cruz (leste), também registraram eventos de precipitação mais intensos.

As temperaturas na semana mantiveram-se dentro ou acima da média no extremo norte da Argentina e em algumas áreas específicas, enquanto no sul da região Pampeana e na maior parte da Patagônia, as temperaturas foram mais baixas que o esperado.

Conforme aponta o mapa de monitoramento do INTA, as condições das lavouras melhoram em relação ao último levantamento, mas ainda há áreas consideradas como “regulares”.

Fonte: Inta

Confira as condições da lavouras, de acordo com o INTA:

milho: O cereal está entre a fase de floração e enchimento de grãos na província de Buenos Aires, enquanto nas demais províncias com presença da cultura, ele se encontra entre crescimento vegetativo (plantios tardios) e enchimento de grãos (plantios precoces).

soja: A cultura de primeira está entre a floração e o enchimento de grãos, enquanto a cultura de segunda está principalmente em floração.

girassol: A cultura está entre o enchimento de grãos e a maturidade em Buenos Aires, Córdoba e La Pampa, enquanto em Santa Fé está em maturidade. Nas demais províncias já foi colhido e Cobre, em nível nacional, 21% da área semeada.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.