CI

Chuvas voltam ao Centro-Oeste no final de semana

Curto período de estiagem sobre o Centro e Norte está no seu fim


Os mapas climáticos do modelo europeu (ECM) para os próximos 15 dias estão bastante semelhantes às leituras passadas. No período entre 22-27 de janeiro, as chuvas voltam a regar a Região do Centro-Oeste brasileiro, com as rodadas de precipitações se generalizando a partir do próximo dia 26 de Janeiro. 

“O curto período de estiagem sobre o Centro e Norte do Brasil está no seu fim, com a maioria da região sob condições de chuvas escassas sem sinais de perda produtiva”, projetam os analistas de mercado da Consultoria AgResource. 

De acordo com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), a colheita da soja no Mato Grosso está em 3,3%, nesta safra, contra 11,5% no ano passado e 7,2% da média dos últimos 5 anos. 

Segundo a T&F Consultoria Agroeconômica, a lentidão da colheita já começa a pressionar os prêmios para fevereiro. O prêmio para embarque neste mês subiu 3 cents/bushel e teve alta de 7 cents na semana passada. O estado plantou 9,42 milhões de hectares, nesta safra (apenas 10 mil hectares a mais do que o ano passado), mas deverá ter uma queda de 2,31% na produtividade, gerando uma produção de 30,60 milhões de toneladas, contra 31,27 MT do ano passado.

ARGENTINA

Na Argentina, os índices pluviométricos são intensos para os próximos cinco dias, com totais chegando até 110 mm acumulados. “No entanto, a grande preocupação é a região regada. Até o momento, chuvas são oferecidas apenas para a região Norte e não há sinais da expansão deste padrão molhado para o Centro e Leste da Argentina”, completa a ARC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.