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Cia. Iguaçu faz parceria para vender café solúvel


A Companhia Iguaçu de Café Solúvel, uma das maiores empresas brasileiras de solúvel, com faturamento anual de R$ 220 milhões, acaba de assinar contrato de parceria a Seda Solubles, uma das mais importantes indústrias da Espanha, com faturamento anual de € 51 milhões, para a criação da Alliance Coffee Company, que terá sede em Londres. "Trata-se de uma companhia que vai comercializar a produção das duas empresas envolvidas e produzir marcas de café para terceiros", afirma Rodolpho Seigo Takahashi, diretor de relações internacionais da Companhia Iguaçu. A Alliance Coffee Company nasce com capital social de US$ 4,4 milhões e deve comercializar mil toneladas de solúvel no Reino Unido no primeiro ano de funcionamento. "Nossos planos são de expandir as vendas também para o leste europeu, o que deve colocar a comercialização anual entre 2 e 3 mil toneladas em 2006", afirma.

A idéia de instalar uma empresa em Londres se justifica pelo alto poder de compra do Reino Unido: de todo o café comercializado no País, 60% são sob a forma de solúvel, volume bastante superior, por exemplo, ao do Brasil, que se situa em apenas 5% do consumo nacional.

Tradição exportadora

Nascida há 36 anos em Cornélio Procópio, no Paraná, a Companhia Iguaçu sempre manteve o foco no mercado internacional. Atualmente a empresa exporta 80% de sua produção, avaliada em 15 mil toneladas, para 38 países. "Começamos a atuar no Brasil há dez anos, período em que conquistamos segunda posição no mercado nacional, com 8% de participação".

No mercado externo, este é o terceiro empreendimento da Iguaçu, que mantém duas unidades da controlada Panfoods, uma em Londres e outra em Bucareste, na Romênia. A Panfoods de Londres atua como importadora e distribuidora de café solúvel para o Reino Unido, Europa e Ásia, com vendas anuais entre 12 e 13 mil toneladas. A Panfoods da Romênia embala diversas marcas de café.

Com grande rentabilidade para a indústria, o café solúvel começou a ser produzido na década de 1960, numa tentativa de dar destino a uma grande quantidade de café quebrado existente no mercado, segundo informa o executivo.

A indústria brasileira de café solúvel é composta por apenas dez empresas, que consomem anualmente entre 3 milhões e 3,2 milhões de sacas de 60 quilos de café, volume quase integralmente destinado ao mercado externo.

O consumo interno representa entre 500 mil e 700 mil sacas. Outras 2,5 milhões são destinadas às vendas externas. As vendas de itens com a marca brasileira respondem por 44% das exportações totais, ou seja, 20 marcas.

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