CI

Ciclone intensifica chuvas e riscos no fim de semana

Chuva pode chegar a 90 mm em áreas do país


Foto: Canva

A atuação de um ciclone próximo à costa do Brasil deve manter um corredor de umidade ativo sobre o país neste fim de semana, aumentando o risco de chuvas fortes em diferentes regiões. As informações foram divulgadas pelo Meteored, que aponta potencial para precipitações volumosas em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Segundo a análise meteorológica, o sistema de baixa pressão próximo ao litoral do Sudeste contribui para organizar a faixa de umidade que atua sobre o país há vários dias. De acordo com o Meteored, “a presença de um ciclone próximo à costa Sudeste do Brasil ajuda a organizar um corredor de umidade sobre o país onde deixa o tempo fechado e aumenta as chances de chuvas fortes”.

As imagens de satélite indicam que essa faixa de umidade se estende desde a Região Norte até áreas do Sudeste, onde há grande presença de vapor d’água e convergência de ventos nos níveis mais baixos da atmosfera. Esse processo favorece a formação de nuvens carregadas e aumenta a probabilidade de precipitações intensas.

De acordo com a previsão, os maiores volumes de chuva podem atingir áreas de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Amazonas e Rondônia.

Durante a manhã, pancadas de chuva devem ocorrer de forma irregular no interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Já no Norte do país, especialmente no oeste do Amazonas, a previsão indica precipitações moderadas a fortes.

À tarde, as instabilidades tendem a se espalhar por estados do Sudeste, pelo Centro-Oeste — com exceção do Mato Grosso do Sul — e por parte da Região Norte, incluindo Rondônia e Amazonas.

O modelo de confiança do Meteored indica que as chuvas mais intensas devem ocorrer no leste de Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e na divisa com o Espírito Santo. Também há risco de precipitações intensas no noroeste e no sul do Mato Grosso.

No domingo (15), o ciclone deve se afastar gradualmente em direção ao Oceano Atlântico. Mesmo com esse deslocamento, o corredor de umidade continuará ativo, com leve mudança de posição e maior influência sobre a região central de Minas Gerais, o Vale do Aço, o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

No Centro-Oeste, as chuvas voltam a atingir o Mato Grosso do Sul, principalmente nas áreas próximas à divisa com Mato Grosso e Goiás. Nos demais estados da região, a previsão indica precipitações de intensidade moderada, com possibilidade de pancadas localizadas mais intensas, especialmente no norte de Mato Grosso.

Entre os maiores volumes previstos estão cerca de 60 milímetros em Alegre, no Espírito Santo, aproximadamente 52 milímetros em Belo Horizonte, em Minas Gerais, cerca de 88 milímetros em Barra dos Garças, no Mato Grosso, e cerca de 40 milímetros em Cuiabá, também em Mato Grosso.

Segundo o Meteored, o cenário meteorológico deve manter o tempo instável ao longo do fim de semana, com acumulados que podem se aproximar de 90 milímetros em áreas pontuais de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7