CI

Ciclone pode provocar ventos de 140 Km/h

Rajadas de vento são equivalentes a de um furacão


Foto: Divulgação

Ao longo desta semana o tempo terá bastante variações sobre o Brasil. Os destaques ficam para o forte avanço da massa de ar polar, as chuvas, a possibilidade de neve ou precipitação do tipo invernal, e os fortes ventos previstos. Tudo isso ocorre devido à formação de um ciclone na costa do Rio Grande do Sul. 

Entre terça e quearta-feira há  forte indicativo de ventos intensos sobre toda a costa leste do estado gaúcho, Santa Catarina e leste do Paraná.  As projeções de diferentes centros de previsão apontam para rajadas de vento superiores aos 100 km/h nas proximidades da Lagoa Dos Patos. Em alguns momentos essas rajadas de ventos podem ultrapassar os 140 km/h.

Isso acontece devido à grande proximidade do centro de baixa pressão do ciclone com a costa. E quanto mais próximo da área de baixa pressão, maior é a intensidade dos ventos.  É possível fazer até mesmo o comparativo da velocidade dos ventos, com a intensidade de um furacão. Apesar deste evento não se classificar como um furacão. A comparação pode ser feita em relação à escala de intensidade de furacões. Pois quando os ventos são sustentados, por pelo menos um minuto, com velocidades entre 119 a 153 km/h, o furacão é classificado como categoria um. 

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.