CI

Cidade capixaba discute prevenção da sigatoka negra nos bananais

Cidade capixaba discute a prevenção da sigatoka negra nos bananais



A sigatoka negra, doença agressiva que destrói plantações de banana, não foi registrada no Espírito Santo. Mas preocupa bastante, uma vez que o estado vizinho, Rio de Janeiro, já detectou a presença do problema em alguns bananais. Para orientar os produtores rurais capixabas sobre a maneira adequada de evitar a contaminação, estão sendo realizados trabalhos de orientação em diversas localidades do município de Iconha, Região Sul capixaba.
 
Os produtores estão sendo alertados e informados sobre os perigos da doença, com enfoque especial na legislação pertinente e no perigo de reutilizar caixas de madeira no transporte da produção, o que é ilegal. 
 
O histórico da doença, as formas de dispersão, os sintomas e os danos causados são alguns dos temas abordados durante os encontros. “Destacamos, ainda, os danos que a doença pode causar à atividade da banana aqui em Iconha, bem como as formas de controle, ações de mitigação de risco para permitir a comercialização da banana em áreas que não estejam livres da doença. Vale lembrar que o Incaper desenvolveu as variedades Japira e Vitória, que são resistentes à sigatoka negra”, ressalta Fábio Lopes Dalbom, chefe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper em Iconha.
 
As reuniões já foram realizadas nas comunidades de Pedra Lisa Alta e Inhaúma (07/08). As próximas comunidades visitadas pela equipe serão: Monte Belo (12.08), Bom Destino (14.08) e Iconha (19.08).

As informações técnicas a respeito da sigatoka negra podem ser obtidas em: http://www.incaper.es.gov.br/sistemas/servicos/images/sigatoka_negra.pdf

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.