Cidade mineira realiza festival de jabuticaba
No Brasil, existem mais de 20 espécies de jabuticabas

Quem resiste a uma boa quantia de jabuticaba, colhida na hora, ou apreciada diretamente no pé da jabuticabeira? Só de lembrar já deu água na boca? Saiba que em Minas Gerais um festival é inteiramente dedicado a fruta que pode ser o “ouro negro” dos mineiros. Sabará é a responsável por realizar o Festival de Jabuticaba, Cultura e Gastronomia, que começa hoje (24).
A festividade vai até o dia 27 de novembro e celebra a grande colheita da fruta na região. Por lá, a fruta é levada a sério, as receitas típicas são transmitidas por gerações. “A jabuticaba está extremamente ligada à identidade do povo da cidade”, diz Elizabeth Antônia Torres Braga, organizadora do evento e presidente da Associação de Produtores e Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas).
O evento terá mais de 40 tipos de produtos derivados da fruta, entre geleias, pães, tortas, balas, temperos, licores, doces, etc, distribuídos 26 estandes, para serem degustados ou levados para casa. A expectativa é de receber mais de 140 mil durante os quatro dias.
No Brasil, existem mais de 20 espécies de jabuticabas e a produzida no município tem o nome de Sabará, com Indicação Geográfica (IG) e Indicação de Procedência (IP). O festival é considerado bem imaterial do município.