Cientista cria bioplástico que pode ser feito em casa
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,23 (-0,18%)

Imagem: Pixabay

ALTERNATIVA ORGÂNICA

Cientista cria bioplástico que pode ser feito em casa

A base é serragem e gelatina
Por: -Leonardo Gottems
105 acessos

A cientista Valeria Solovyova, estudante de mestrado em "Tecnologias e Materiais para Produção Digital" na Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia (NUST MISIS) em Moscou, Rússia, acaba de criar um novo material renovável muito original. Um bioplástico caseiro. 

Em seu trabalho, Valeria usou uma matriz orgânica composta de gelatina, serragem, água e glicerina. O novo material renovável e compostável pode ser usado para a fabricação de utensílios domésticos que não requerem alta qualidade e precisão, por exemplo, recipientes para armazenamento de alimentos secos. 

“Na minha primeira formação, sou designer. Dediquei-me à gráfica, arte contemporânea e espaços públicos. Eu queria vir para o programa de mestrado FabLab para dominar as tecnologias de fabricação de painéis e móveis. Durante meus estudos, me interessei por ecologia, materiais e seu processamento”, comenta. 

“A ideia surgiu por acaso quando percebi uma grande quantidade de serragem deixada no roteador do nosso FabLab. Ocorreu-me que toda aquela carga orgânica poderia ser misturada a um ligante para formar um material resistente e sustentável. A partir daí, encontrar um novo uso para a serragem como um grande resíduo de madeira tornou-se uma tarefa interessante para mim. No meu trabalho usei serragem limpa de coníferas”, completa. 

Ela estacou que muitos biocompósitos podem ser encontrados feitos de materiais orgânicos como bagaço de café, cascas de nozes, fibras vegetais, etc. Mas praticamente não há exemplos do uso de uma matriz de ligante orgânico. Portanto, tais materiais não podem ser chamados de 100% ecológicos, já que uma de suas partes é sintética. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink