CI

Cientistas calculam dose ideal de fertilizantes do cacau

"No Equador, temos um rendimento médio muito baixo de 0,6 ton / ha por ano"


Pesquisadores da Universidade Técnica de Manabí, no Equador, descobriram que aplicar 74 quilos de nitrogênio por hectare por ano no cacau melhora em 10% o uso deste nutriente e ajuda a minimizar as emissões de gases de efeito estufa. Com esta dose, obteve-se um rendimento de 2,5 toneladas por hectare por ano, um indicador comparável ao dos principais países produtores de cacau. 

"No Equador, temos um rendimento médio muito baixo de 0,6 ton / ha por ano. Além disso, globalmente, foi descoberto que as plantas absorvem cerca de 50% do nitrogênio que aplicam nelas, e o resto é perdido gerando impactos ambientais ", diz Edisson Wilfrido Cuenca, mestrando de Ciências Agrárias da Universidade Nacional da Colômbia (UN), que é parceiro do estudo. 

Com a orientação do professor Juan Carlos Menjivar, que trabalha na sede da UN Palmira, o pesquisador estudou doses de fertilizantes para encontrar absorção eficiente alternativa de nutrientes pelas plantas, tendo em conta o excesso de nitrogênio utilizados na agricultura que pode lixiviar e contaminar fontes de água ou ser liberados na atmosfera como gases de efeito estufa. Com a melhor dose avaliada, obteve-se um nível de eficiência de absorção de nitrogênio de 60%, que supera a média alcançada naquele país em 10%. 

"Todos os fertilizantes de fósforo possuem vestígios de metais pesados, como cádmio e chumbo, que podem atingir os grãos de cacau. Mercados como a Europa são restritivos contra os níveis desses metais, então a produção comercial de cacau no Equador pode ser limitada se os fertilizantes forem usados em excesso ", diz ele.  

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.