Cientistas conseguem produzir carne no espaço

INOVAÇÃO

Cientistas conseguem produzir carne no espaço

“A missão de fornecer acesso a nutrição de alta qualidade a qualquer hora"
Por: -Leonardo Gottems
159 acessos

Um experimento conduzido a bordo da Estação Espacial Internacional conseguiu produzir carne cultivada fora da Terra pela primeira vez, sem a presença de animais. A pesquisa realizada no ambiente ingênuo do complexo orbital consistiu em bioprinting 3D de carne bovina, de acordo com a tecnologia desenvolvida pela empresa israelense Aleph Farms, em colaboração com a empresa russa 3D Bioprinting Solutions e duas empresas de alimentos dos EUA. 

A Aleph Biofarms investiga o cultivo de filés de carne cultivados, que consiste em cultivar um pedaço inteiro de carne real e comestível a partir de apenas duas células, neste caso, esferóides de células bovinas, em laboratório. Na Estação Espacial, o experimento consistiu em cultivar um pedaço de carne imitando o processo natural de regeneração do tecido muscular de uma vaca. 

“Em um experimento conjunto a bordo da Estação Espacial, produzimos carne cultivada com sucesso, independentemente da disponibilidade de terras e recursos hídricos locais. Este é um marco para a promessa de alimentos sustentáveis em qualquer lugar!”, Afirmou Aleph Biofarms em sua conta no Twitter. 

A inovação surge num momento em que os consumidores estão reduzindo a ingestão de carne por razões alimentares ou preocupação com o meio ambiente. Já apareceram no mercado hambúrgueres à base de plantas e outros produtos similares à carne. “A missão de fornecer acesso a nutrição de alta qualidade a qualquer hora e em qualquer lugar de maneira sustentável é um desafio crescente para todos os seres humanos”, disse Jonathan Berger, CEO da aceleradora The Kitchen, que cofundou a Aleph. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink