Cientistas criam condições para cultivar plantas no Ártico

DESCOBERTA

Cientistas criam condições para cultivar plantas no Ártico

“Essa abordagem permite o cultivo de plantas fortes que respeitam o meio ambiente sem efeitos químicos prejudiciais"
Por: -Leonardo Gottems
67 acessos

Pesquisadores da Botanical Garden Siberian da Universidade Estadual de Tomsk, na Rússia (SibBG), do Instituto de Eletrônica de Alta Corrente SB RAS (iHCE) e do Tomsk Polytechnic University (TPU) criaram condições para cultivar plantas no ártico. Isso porque a abordagem proposta no estudo permitirá o crescimento de diferentes culturas em condições de iluminação artificial, incluindo em sistemas fechados de suporte à vida e áreas agrícolas críticas.  

Sendo assim, eles implementaram um projeto interdisciplinar para estudar os parâmetros ideais da Radiação UV para o pré-tratamento de sementes e radiação fotossinteticamente ativa para o crescimento de plantas economicamente valiosas. De acordo com Tatyana Astafurova, chefe do Laboratório de Fisiologia Vegetal e Biotecnologia da SibBG, o processo é bastante complexo, mas pode concluir resultados significativos. 

"Nós testamos o dispositivo de irradiação criado por cientistas da TPU. Ele controla a composição espectral e a intensidade da iluminação no modo manual e automático. Nossa tarefa foi avaliar o grau de impacto do novo dispositivo nos processos de vida das plantas e a seleção dos modos de luz mais eficazes, levando em conta as características das espécies, as variedades e a idade das plantas", comenta. 

Ela afirma que usar diferentes partes do espectro da radiação óptica proporciona a oportunidade de influenciar não só as características estruturais e funcionais de plantas, mas também para regular o seu desempenho, prolongar a vida, alterar o metabolismo e melhorar as propriedades nutricionais. Por exemplo, em plantas medicinais, é possível aumentar o teor de substâncias biologicamente ativas para obter uma microgreen com as propriedades desejadas. “Essa abordagem permite o cultivo de plantas fortes que respeitam o meio ambiente sem efeitos químicos prejudiciais sob condições de iluminação limitadas”, conclui. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink