Cientistas decodificam feijão mais resistente do mundo

Variedade é bastante cultivada na África Subsaariana

Os cientistas da UC Riverside, nos Estados Unidos, decodificaram o genoma do feijão mais resistente do mundo, oferecendo esperança para alimentar a população em expansão da Terra, especialmente à medida em que o clima muda. Entender os genes responsáveis pela seca e tolerância ao calor dessa espécie pode ajudar a cultivar outras culturas mais difíceis também.

Esses feijões, também chamados de “ervilhas de olhos pretos” têm sido um alimento dietético global durante séculos devido à sua resistência ambiental e qualidades nutricionais excepcionais, como alta proteína e baixo teor de gordura. Na África Subsaariana, eles continuam sendo a fonte número um de proteína na dieta humana.

Um genoma é a coleção completa de códigos genéticos que determinam características como cor, altura e predisposição a doenças. Todos os genomas contêm sequências de DNA altamente repetitivas que o professor de Ciência da Computação da UCR e o Colíder do projeto, Stefano Lonardi, comparam a “centenas de milhares de peças de quebra-cabeças idênticas”.

Lonardi descreveu o processo de descobrir como as sequências de quebra-cabeças se encaixam como “computacionalmente desafiador”. Para fazer isso, a equipe de Lonardi montou o genoma muitas vezes com diferentes ferramentas e parâmetros de software. Em seguida, eles criaram um novo software capaz de mesclar essas várias soluções de genoma em uma única imagem completa.

Com o sucesso deste projeto, a ervilha de olhos pretos une-se a apenas algumas das principais culturas cujos genomas foram totalmente sequenciados. O trabalho da equipe no projeto foi publicado na edição de junho do The Plant Journal, onde foi apresentado como matéria de capa, e o software livre da Lonardi pode ser baixado online.