Cientistas desenvolvem banana resistente a vírus

ESTUDO

Cientistas desenvolvem banana resistente a vírus

"Esta estratégia pode ser aplicada para melhorar linhas de reprodução"
Por: -Leonardo Gottems
106 acessos

Cientistas do Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA), com sede na Nigéria, desenvolveram variedades de bananas e plátanos que são resistentes ao vírus BSV utilizando a técnica de edição de genes CRISPR. Esse vírus ameaça a produção desta cultura na África e também a segurança alimentar e a renda de milhões de agricultores. 

Quando as plantas estão estressadas, o DNA viral produz partículas funcionais que, em última análise, causam sintomas de doença. Portanto, as principais epidemias de BSV não se devem à transmissão natural, mas à ativação de vírus integrados sob condições de estresse. Devido a esse motivo, os criadores evitam usar bananas que contenham o genoma B para melhorar as safras porque elas tendem ser atacadas, apesar de seus bons atributos. 

A equipe liderada por Leena Tripathi, principal cientista do IITA utilizou o sistema CRISPR-cas9 para inativar o genoma viral B da Gonja Manjaya, uma variedade de bananas comumente cultivadas na África Oriental e Central. Os investigadores descobriram que, quando exposto ao estresse da seca, 75% das plantas editadas mostraram nenhum sintoma de BSV em comparação com plantas não editadas. 

"Esta estratégia pode ser aplicada para melhorar linhas de reprodução, que podem então ser usadas para desenvolver híbridos de banana-da-terra sem o risco de ativar vírus funcionais. A estratégia também pode permitir a disseminação global dos híbridos resultantes com um genoma B melhorado ", explica. 

Os autores concluem que essa estratégia poderia ser usada para fortalecer a banana e desenvolver novos híbridos com genoma B melhorado. "Os produtos geneticamente modificados são modificados com base em eliminações e nenhum DNA estranho foi introduzido”, conclui. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink