CI

Cientistas desenvolvem banana resistente a vírus

"Esta estratégia pode ser aplicada para melhorar linhas de reprodução"


Cientistas do Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA), com sede na Nigéria, desenvolveram variedades de bananas e plátanos que são resistentes ao vírus BSV utilizando a técnica de edição de genes CRISPR. Esse vírus ameaça a produção desta cultura na África e também a segurança alimentar e a renda de milhões de agricultores. 

Quando as plantas estão estressadas, o DNA viral produz partículas funcionais que, em última análise, causam sintomas de doença. Portanto, as principais epidemias de BSV não se devem à transmissão natural, mas à ativação de vírus integrados sob condições de estresse. Devido a esse motivo, os criadores evitam usar bananas que contenham o genoma B para melhorar as safras porque elas tendem ser atacadas, apesar de seus bons atributos. 

A equipe liderada por Leena Tripathi, principal cientista do IITA utilizou o sistema CRISPR-cas9 para inativar o genoma viral B da Gonja Manjaya, uma variedade de bananas comumente cultivadas na África Oriental e Central. Os investigadores descobriram que, quando exposto ao estresse da seca, 75% das plantas editadas mostraram nenhum sintoma de BSV em comparação com plantas não editadas. 

"Esta estratégia pode ser aplicada para melhorar linhas de reprodução, que podem então ser usadas para desenvolver híbridos de banana-da-terra sem o risco de ativar vírus funcionais. A estratégia também pode permitir a disseminação global dos híbridos resultantes com um genoma B melhorado ", explica. 

Os autores concluem que essa estratégia poderia ser usada para fortalecer a banana e desenvolver novos híbridos com genoma B melhorado. "Os produtos geneticamente modificados são modificados com base em eliminações e nenhum DNA estranho foi introduzido”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.