Cientistas desenvolvem planta de crescimento acelerado
CI
PESQUISA

Cientistas desenvolvem planta de crescimento acelerado

A pesquisa é uma solução para crescente demanda mundial por alimentos
Por: -Leonardo Gottems

Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma planta capaz de crescer mais rápido que as demais, além de se defender contra insetos e doenças. O projeto é encabeçado pelo professor de bioquímica e biologia molecular, Gregg Howe e sua equipe. 

Os cientistas utilizaram uma técnica de alteração genética para desativar um repressor de hormônio de defesa e um receptor de luz na planta Arabidopsis thaliana, que é comumente utilizada em laboratórios. Howe explica que quanto maior o crescimento do vegetal, menor é a sua capacidade defensiva e vice-e-versa, por isso foi utilizado o método de defesa controlada, fazendo com que a planta crescesse mais rápido sem atingir uma estatura muito grande. 

"Esse é o conceito de defesa do crescimento: a defesa é promovida, mas ao mesmo tempo o crescimento é limitado (...) Mais crescimento equivale a menos defesa, mais defesa equivale a menos crescimento", pontua. 

A pesquisa surge como uma solução de cultivo mais rápido para atender a crescente demanda mundial por alimentos, já que as estimativas indicam que a população global deve chegar a 9 bilhões de pessoas até 2050. Neste cenário, Howes comemora os resultados da pesquisa e diz que essa é uma alternativa interessante para garantir a alimentação das gerações futuras, trazendo benefícios não só para os consumidores, mas também para os agricultores e para a indústria. 

"Nós criamos uma combinação genética que ninguém fez antes (...) A pesquisa deu resultados inesperados, mas descobriu-se que estes eram bastante interessantes. Esta pesquisa pode abrir novas formas de pensar sobre como traços valiosos de plantas podem ser combinados de maneiras novas e úteis", finaliza. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink