CI

Cientistas desenvolvem planta de crescimento acelerado

A pesquisa é uma solução para crescente demanda mundial por alimentos


Pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma planta capaz de crescer mais rápido que as demais, além de se defender contra insetos e doenças. O projeto é encabeçado pelo professor de bioquímica e biologia molecular, Gregg Howe e sua equipe. 

Os cientistas utilizaram uma técnica de alteração genética para desativar um repressor de hormônio de defesa e um receptor de luz na planta Arabidopsis thaliana, que é comumente utilizada em laboratórios. Howe explica que quanto maior o crescimento do vegetal, menor é a sua capacidade defensiva e vice-e-versa, por isso foi utilizado o método de defesa controlada, fazendo com que a planta crescesse mais rápido sem atingir uma estatura muito grande. 

"Esse é o conceito de defesa do crescimento: a defesa é promovida, mas ao mesmo tempo o crescimento é limitado (...) Mais crescimento equivale a menos defesa, mais defesa equivale a menos crescimento", pontua. 

A pesquisa surge como uma solução de cultivo mais rápido para atender a crescente demanda mundial por alimentos, já que as estimativas indicam que a população global deve chegar a 9 bilhões de pessoas até 2050. Neste cenário, Howes comemora os resultados da pesquisa e diz que essa é uma alternativa interessante para garantir a alimentação das gerações futuras, trazendo benefícios não só para os consumidores, mas também para os agricultores e para a indústria. 

"Nós criamos uma combinação genética que ninguém fez antes (...) A pesquisa deu resultados inesperados, mas descobriu-se que estes eram bastante interessantes. Esta pesquisa pode abrir novas formas de pensar sobre como traços valiosos de plantas podem ser combinados de maneiras novas e úteis", finaliza. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.