Cientistas dos EUA recomendam melhorias na irrigação
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MUNDO

Cientistas dos EUA recomendam melhorias na irrigação

Dados melhores e tecnologias mais avançadas existem para ajudar a tomar essas decisões
Por: -Leonardo Gottems

A irrigação excessiva pode esgotar o abastecimento de água local e levar ao escoamento poluído, enquanto a irrigação insuficiente pode levar a rendimentos agrícolas abaixo do ideal. No entanto, poucos agricultores usam ferramentas científicas para ajudá-los a decidir quando e quanto regar suas plantações. Um novo estudo liderado pela Universidade de Illinois identifica obstáculos e soluções para melhorar a produtividade e a adoção de ferramentas para apoiar as decisões de irrigação em escala de campo. 

"Queríamos oferecer nossa perspectiva sobre como obter irrigação de precisão em escala de campo com as tecnologias mais recentes e avançadas em coleta de dados, estresse hídrico da planta, modelagem e tomada de decisão", disse Jingwen Zhang, pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Recursos Naturais da instituição. 

Zhang diz que muitos agricultores confiam em regras práticas tradicionais, incluindo observação visual, calendários de safra e o que os vizinhos estão fazendo, para decidir quando e quanto regar. Dados melhores e tecnologias mais avançadas existem para ajudar a tomar essas decisões, mas eles não estão sendo usados em todo o seu potencial. 

Por exemplo, alguns campos são equipados com sensores de umidade do solo ou câmeras que detectam mudanças na aparência das culturas, mas não são suficientes para fornecer informações precisas sobre todos os campos. Os satélites podem monitorar a vegetação do espaço, mas a resolução espacial e temporal das imagens de satélite costuma ser muito grande para ajudar a tomar decisões em escala de campo. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.