CI

Cientistas obtém sequenciamento completo da batata

"O genoma que apresentamos agora compreende 185 grandes segmentos"


Um grupo de cientistas da Universidade de Pesquisa de Wageningen (WUR), na Holanda, publicou a sequência mais completa do genoma da batata até o momento. Agora, a sequência e o material vegetal estão disponíveis para pesquisa sob condições específicas, e esse esforço significativo pode resultar em uma batata mais resistente ao calor ou à seca ou com maior resistência a doenças. 

A pesquisa utilizou uma planta diplóide real de batata com um único genoma, o que facilita a leitura e comparação da sequência base do DNA.  Richard Visser, professor do departamento de melhoramento de plantas da WUR, está entusiasmado com a nova sequência. Ele explicou que “a sequência do genoma disponível anteriormente, que eu também ajudei a estabelecer, consistia em aproximadamente 125.000 pequenos segmentos. O genoma que apresentamos agora compreende 185 grandes segmentos”. 

Visser acrescenta que o novo genoma é uma melhoria significativa que foi alcançada por meio de uma combinação de material vegetal exclusivo e novas técnicas de sequenciamento e análise. Ele também disse que, enquanto a sequência anterior envolvia uma variedade de batata selvagem, a nova pesquisa usava uma planta de batata real. 

A batata é uma das culturas alimentares mais importantes do mundo. Portanto, melhorias em seus recursos podem ter um grande impacto. Ler a estrutura do genoma da batata é extremamente complicado, pois uma batata normal consiste em quatro genomas, o que dificulta a determinação da posição dos genes, afirmaram os cientistas responsáveis por esta importante pesquisa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.