CI

Cientistas reconstroem ligações genéticas do pêssego

O objetivo era reconstruir a história genética das variedades de pêssego utilizados na Argentina


Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) identificaram as relações genéticas que existem entre as variedades de pessegueiros conservados no banco de germoplasma do instituto. O estudo analisou duas variedades selvagens e mostrou que elas têm características dos tempos coloniais. 

De acordo com os cientistas, o objetivo era reconstruir a história genética das variedades de pêssego utilizados no país. A partir disso, eles foram capazes de identificar as relações genéticas entre as cerca de 200 variedades conservadas no banco de germoplasma Instituto, sendo que a maioria é destinada para consumo fresco. 

Além de construir árvores filogenéticas que expressam os laços e semelhanças genéticas entre amostras, pela primeira vez no país, o estudo incluiu a análise de duas variedades de pêssego cujo fruto feral conhecido como cuaresmillo e mostrou que eles têm características genéticas que sugere sua introdução nos tempos coloniais. Gerardo Sanchez, especialista em biotecnologia do INTA, afirmou que "estes resultados permitem, por um lado, conhecer o potencial de variabilidade genética na coleção do instituto e, por outro lado, tomar decisões a respeito de qualquer par de genótipos”. 

No caso de culturas "é útil conhecer o índice de semelhança de todas as combinações de pares de variedades, uma vez que, em geral, se geneticamente materiais muito semelhantes atravessar, será obtida a descendência com variabilidade reduzida" avaliada Sánchez. 

As descrições genéticas facilitam a tomada de decisão na criação e, portanto, são o passo anterior para a identificação dos genes que controlam as características agronômicas de importância para o aprimoramento como as exigências térmicas, a resistência a doenças e a qualidade da fruta, por exemplo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.